Alguns investimentos que fazem toda a diferença no imóvel.
- Arruma lá!
- Nov 11, 2021
- 3 min read
Existem coisas que valem a pena um bom investimento, na hora de construir ou reformar seu imóvel. Esses são itens que não são facilmente trocados e ocupam uma boa parcela do orçamento da obra.
Dentre essas coisas que valem o investimento, estão as esquadrias de portas e janelas, piso e impermeabilização de lajes, por exemplo. Esses itens têm um maior retorno no médio e no longo prazo, e merecem atenção. Confira:
1. Boas esquadrias
Para além da estética, as esquadrias de portas e janelas são itens de segurança para sua casa ou apartamento. Só por isso, já valem muito, né?
As esquadrias vêm sendo feitas de alumínio, um material leve e inoxidável, que garante durabilidade devido a sua resistência à corrosão e à maresia, por exemplo. O custo e a manutenção são bem baixos e você só vai precisar de água, sabão neutro e pano seco para fazer a limpeza.
As janelas e portas não são facilmente trocados, e é, também, por este motivo que vale dedicar um tempo para entender qual esquadria pode garantir um melhor isolamento térmico e acústico da sua casa.
As esquadrias também são responsáveis por valorizar os mais diversos projetos arquitetônicos e ainda apresentam uma regulagem precisa de ventilação e exaustão do ambiente.
2. Pisos bonitos e de qualidade
O acabamento e a decoração da sua casa ou apartamento agregam muito valor ao seu imóvel novo ou usado. Eles podem garantir bons negócios na hora de vendê-lo ou alugá-lo. Um bom piso instalado é apenas um exemplo entre os aspectos que compensam investimentos.
Na hora de escolher um piso, dê preferência para os materiais de alta qualidade, mais duráveis e de fácil manutenção. Priorize as cores neutras porque estas agradam mais facilmente diferentes perfis de pessoas, da mesma forma que pisos feitos de madeira, porcelanato ou que imitem o aspecto da madeira. O piso de madeira, por exemplo, pode durar mais de 20 anos.
3. Iluminação adequada
A iluminação de um imóvel merece investimento de imediato, já que o cuidado com as luzes é fundamental na valorização dos ambientes de uma forma toda especial.
Para os quartos, invista em luminárias do tipo plafon, que abafam um pouco a luz e transmitem uma gostosa sensação de aconchego. Na cozinha e lavanderia, opte por luminárias fluorescentes, que proporcionam iluminação direta e clara.
Se você procura economia aliada à eficiência, vale a pena investir nas lâmpadas de LED, que compensam mais, uma vez que são mais duráveis e promovem uma economia significativa na conta de luz.
4. Armários bem pensados
Tudo depende dos recursos financeiros disponíveis para a obra, mas se puder, não poupe e dê prioridade aos investimentos em marcenaria, que podem representar até 40% do gasto total com o acabamento, mas o retorno é proporcional.
Os armários embutidos, além de qualidade, devem ser bastante funcionais, para que tenham uma durabilidade maior. Prefira os de cor branca ou outra bem neutra.
5. Impermeabilização da laje
A impermeabilização da laje é um processo que elimina as infiltrações nas estruturas do imóvel, formando uma camada protetora que impede a passagem da água. Este é um investimento que não pode ficar pra depois.
As áreas que mais merecem atenção nesse aspecto e que podem ser impermeabilizadas são as que estão próximas a situações de umidade ou à água diretamente, como lajes, paredes e pisos.
Investir em um bom sistema de impermeabilização é essencial para proteger seu patrimônio, pode ter certeza.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos e não deixe esses detalhes passarem batido na hora de fazer sua obra.
.png)





Comments