Um bate-papo com uma apaixonada por arte e arquitetura
- Arruma lá!
- Aug 14, 2020
- 2 min read
A gente bateu um papo com a Luciana Kliemann, arquiteta e uma apaixonada pela arte - mas a arte aplicada à realidade que vivemos. Ela falou sobre como a arquitetura pode transformar não só o ambiente, mas as pessoas que o aproveitam. Se liga:
“Desde criança sempre fui fascinada por espaços. Meu pai sempre me levava no teatro do Centro Cultural de São Paulo todo domingo, e esse lugar é uma grande experiência para crianças e adultos, me instiga a ter ideias malucas, a sempre perguntar o porquê das coisas. Cresci com ele me ensinando a ter curiosidade e aprender como o mundo funciona.
A arquitetura se importa com as necessidades que as pessoas nem sabem que têm, com uma emoção ou uma sensação quando elas entram no espaço. Foi por isso que escolhi essa profissão: trazer felicidade para as pessoas. E a arquitetura também faz bem isso.
Uma mudança no ambiente faz grande diferença em nossas vidas. Os espaços moldam o jeito em que vivemos em sociedade e também dentro da sua própria casa. Se não tem conforto e não é acolhedor, fica impossível ter uma vida com completa satisfação. E, muitas vezes, essas mudanças são coisas simples, mas que a gente nem pára pra pensar, como por exemplo, a posição que a janela tem em relação a estação de trabalho, a posição da porta, altura da mesa e cadeira, etc. São vários pequenos detalhes que fazem todo sentido, não só em infraestrutura, mas também na qualidade de vida.
Para apartamentos alugados ou para quem não pode gastar muito, pequenos detalhes como uma planta ou uma pintura podem dar uma cara nova. Além disso, também podemos dar destaque para os ambientes planejados. Atualmente, recebo projetos de integração de ambiente, ou para trazer mais natureza para dentro de casa. Isso traz mais sinergia entre as pessoas que convivem no ambiente, e com a natureza. Também tem aqueles que precisam de soluções para aproveitamento de pequenos espaços.
Como já disse, meu trabalho traz felicidade e isso me fez escolher ser arquiteta. Quando buscam um arquiteto é por que as pessoas têm planos e fazer isso com elas é muito gratificante. É ver um sonho realizado.”
Comments